Buscar
  • Roberta Züge

PLANO DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES DE LEITE: VOCÊ SABE O QUE É?

O Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite -- o famoso PQFL, foi instituído pela nova instrução normativa do leite: IN77.


Tá, mas e ai?


Bom, o PQFL nada mais é que uma plano de controle elaborada pela empresa, o laticínio, ou pela cooperativa.


Nesse plano deve conter todas as ações do laticínio, tais como: políticas em relação aos seus fornecedores de leite, assistência técnica, assistência gerencial e capacitação de todos os seus fornecedores, com foco em gestão e boas práticas na propriedade.


Para um eficiente plano de qualificação, a empresa deve seguir as seguintes ações:

1. Planejamento

2.Gestão

3. Monitoramento

4. Ações corretivas e verificação

5. Auditorias


- Mas para que tudo isso? Não é só mais um documento?

- Não!


O PQFL chegou para qualificar os fornecedores de leite dos laticínios, com isso, teremos melhoras nas boas práticas e gestão da propriedade...consequentemente: maior qualidade no nosso produto final, o leite.


Segundo o MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o Plano de Qualificação é um processo contínuo e evolutivo.

Padronização, organização, melhoria na atividade leiteira e qualidade no produto final são algumas das palavras que definem o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite. Com isso, ele chegou para agregar para todos, desde os laticínios, passando pelos fornecedores de leite e chegando no consumidor final.


Trabalhando juntos, todos saem ganhando!

Roberta Züge Diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) • Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki • Médica Veterinária Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP)


0 visualização
  • Facebook
  • YouTube

Todos os direitos estão reservados para Milk.Wiki.  

Av. Getúlio Vargas, 3620 – Curitiba PR – Brasil CEP 80.240-040 (41) 3151-1515

Milk.Wiki ® 2019