top of page
Buscar
  • Foto do escritorRoberta Züge

10 DICAS DO MANEJO SANITÁRIO NO CAMPO PARA CUMPRIR AS INs

Quando falamos de qualidade do leite, muitos fatores estão por trás desse termo. Hoje, iremos falar sobre um desses fatores: o manejo sanitário no campo.


Com algumas dicas iremos te orientar sobre como esse manejo deve ser feito para que a qualidade do leite produzido na sua propriedade seja ainda maior.


1 -- A propriedade rural deve manter um plano sanitário, sendo que todos os tratamentos clínicos empregados devem ser recomendados por um médico veterinário, responsável pelo rebanho.


2 -- Deve-se manter um procedimento escrito que estabeleça o controle preventivo do rebanho para doenças de origem bacteriana e viral. Este programa deve ser revisado anualmente.


3 -- Somente princípios ativos registrados e de acordo com a legislação vigente podem ser mantidos nas farmácias veterinárias da propriedade.


4 -- Os medicamentos devem ser armazenados corretamente e manuseados somente por pessoa treinada para a atividade. Aí vai uma dica: faça a alternância dos produtos quanto ao modo de ação e de princípio ativo.


5 -- Um plano de controle de mastite deve ser feito e assinado pelo médico veterinário responsável.


6 -- Todas as pessoas que manuseiam produtos farmacêuticos e químicos devem ser capacitadas. Outro ponto, é a proibição da reutilização de embalagens de fármacos e o seu descarte em locais impróprios.


7 -- Para o adequado acompanhamento da sanidade do rebanho, é importante a frequente avaliação dos animais, de modo a se detectar antecipadamente sinais de enfermidade. Os animais enfermos ou feridos devem ser mantidos separados do rebanho e sob observação mais frequente. Lembre sempre: ao usar antibiótico em um animal, o leite deve ser descartado.


8 -- A atenção com os prazos de carência da aplicação de fármacos também é muito importante, os quais devem ser cumpridos conforme as especificações da bula e do veterinário e também fique atento ao prazo para o retorno da vaca na linha de ordenha.


9 -- Todos os medicamentos devem ser mantidos em sua embalagem original e conservados nas condições recomendadas pelo fabricante, em lugar seguro, seco, fechado, bem iluminado e distante de outros materiais.


10 -- O programa sanitário deve ser revisado anualmente e é necessário a descrição de todos os protocolos de vacinação, métodos de prevenção de enfermidades, controle de ecto e endo parasitas e também da aplicação de fármacos.


Quando falamos da qualidade do leite, todo cuidado é pouco. Devemos ficar atentos aos mínimos detalhes e colocar a mão na massa. Esse é um assunto sério e o não cumprimento das IN76 e IN77 podem suspender a sua coleta de leite.
 

Roberta Züge Diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) • Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki • Médica Veterinária Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP)

289 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page