top of page
Buscar
  • Foto do escritorRoberta Züge

10 RESPONSABILIDADES DAS IN76 e IN77 QUE VOCÊ PRECISA SABER


As novas instruções Normativas do Ministério da Agricultura – MAPA, deram aos laticínios uma importante responsabilidade em relação à qualidade do leite: todos os processos devem ser monitorados desde a propriedade rural até a venda do produto final.


Esse é um assunto importante e a complexidade está gerando muitas dúvidas para os laticínios e produtores.

Preparamos pra você as 10 principais responsabilidades para os laticínios apontadas pelo MAPA quando o assunto é IN76 e IN77. Tudo isso para deixar a qualidade do seu leite ainda melhor!


Siga os passos:


1 -- O laticínio deve ter todas as evidências que comprovem a sanidade dos rebanhos leiteiros. Isso é uma exigência!


2 -- Todos os rebanhos que produzem leite, obrigatoriamente, devem ter um veterinário responsável.


3 -- Os processos de acompanhamento veterinário devem estar nos Programas de Autocontrole dos laticínios.

4 -- As documentações devem comprovar que as práticas solicitadas estão sendo realizadas sistematicamente pelo produtor.


5 -- A indústria está responsável por evidenciar o cumprimento das práticas realizadas dentro das propriedades.


6 -- O laticínio deve descrever como as práticas deverão ser realizadas e para o produtor ficou a responsabilidade de executar conforme os procedimentos recomendados.


7 -- A indústria está com a responsabilidade de evidenciar os cumprimentos das práticas realizadas dentro das propriedades.


8 -- O produtor deve realizar todos procedimentos e registros e boas práticas necessárias para a sanidade dos rebanhos e da qualidade do leite.

9 --O laticínio deverá mapear na íntegra os processos, ter planos de autocontrole, identificar falhas, desenvolver planos de melhoria e colocar tudo isso em prática!


10 -- Ainda, o laticínio está responsável pela implantação de boas-práticas nas propriedades e, também, pela capacitação dos seus produtores de leite.


Lembrando: As responsabilidades dos laticínios aumentaram!!!! É preciso estar atento aos desafios das novas instruções normativas do MAPA, as IN76 e IN 77.

 

Roberta Züge Diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) • Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki • Médica Veterinária Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP)

222 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page