Buscar
  • Roberta Züge

BEM-ESTAR NA PRODUÇÃO ANIMAL: VAMOS PRATICAR?

Atualizado: Fev 12

O bem-estar animal é um ponto chave nas boas práticas e para todo o processo produtivo, você sabe o por que?


Foto: Reinaldo Figueiredo


Porque praticar o bem-estar animal proporciona uma melhora de produtividade.

Vamos entender como funciona?


1 -- Água e alimentos em quantidade e qualidade adequadas às exigências nutricionais garantem que os animais não passem fome e nem sede, fatores fundamentais para uma boa produção de leite.


2 -- As dimensões das baias e suas passagens devem possuir largura adequada, de modo que os animais se levantem, deitem e passem facilmente. As camas devem ser de material e dimensões que permitam manter as vacas confortáveis, que previnam lesões e mantenham os tetos, úbere e flancos limpos. O conforto evita o estresse, consequentemente...mais leite!


3 -- A propriedade deve estar livre de entulhos que possam ferir ou contaminar os animais, o ambiente e o ser humano. Assim como, os alojamento devem estar livres de extremidades salientes e pontiagudas. Animais machucados sentem dor e com isso uma coisa é certa, a produção do leite vai cair.


4 -- A área de espera para a ordenha deve ter sombra e ventilação adequadas. Dias muitos quentes e com sol deixam os animais irritados podendo ter uma produção diária menor que o esperado.


5 -- Também sobre a ordenha, os animais devem ser conduzidos de maneira tranquila e silenciosa. Não é necessário conduzir os animais com gritos e choques, utilize apenas assovios e delicados tapinhas na garupa. Os animais também entendem de rotina e sabem o que devem fazer.


São elas, nossas queridas vacas, que nos fornecem o nosso precioso leite. Matéria-prima para tantos outros alimentos e nossa fonte de lucro. Não tem por que não sermos generosos com elas, certo? O carinho e o cuidado fazem sim a diferença!

Roberta Züge Diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) • Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki • Médica Veterinária Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP)

171 visualizações
  • Facebook
  • YouTube

Av. Getúlio Vargas, 3620 – Curitiba PR – Brasil CEP 80.240-040 (41) 3151-1515

Milk.Wiki ® 2019

Todos os direitos estão reservados para Milk.Wiki.