top of page
Buscar
  • Foto do escritorRoberta Züge

POR QUE O QUE ACONTECE NO CAMPO É TÃO IMPORTANTE PARA QUALIDADE DO LEITE?

A qualidade do leite é determinada por um conjunto bem grande de fatores, entre eles estão os parâmetros de composição química e as características físico-químicas e microbiológicas. Além dos já conhecidos teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas.


Juntos, esses elementos determinam a qualidade da composição do leite.

– Certo?

– Certíssimo!


Bom, então vamos entender qual é a importância de um bom manejo no campo para chegar em um produto final com uma super qualidade.


Para se obter excelentes índices e uma qualidade insuperável no leite é preciso controlar a genética do animal. Acho que até aqui estamos todos alinhados, não é? Mas os cuidados só estão começando!


É preciso cuidar da alimentação do rebanho, do manejo do campo e dos agroquímicos, das boas práticas, do trato animal, dos períodos de lactação, seu score corporal e até dos níveis de estresse da vaca.


- E onde tudo isso é feito?

- Claro, no campo!


Mas por que a indústria não corrige o leite durante o processo de fabricação?

Se fosse simples assim, todas as dificuldades estariam resolvidas. Além das questões da composição do leite, é de extrema importância entender que a matéria–prima chamada leite pode transportar doenças com grande impacto para a saúde dos seres humanos.


Essas doenças estão diretamente ligadas ao manejo do campo, por exemplo: o leite de uma vaca em tratamento pode conter toxinas (como de estafilococos) que ocasionam diferentes quadros digestivos, alguns deles bem severos. Também podemos citar o exemplo de alimentos mal conversados, que irão fazer que aflatoxinas sejam excretadas junto com o leite.


Mas fique calmo, com a nossa receita de sucesso você vai fazer bonito com a qualidade do seu leite:


1. VACAS FELIZES produzem mais leite


2. BOAS PRÁTICAS aumentam os padrões de qualidade


3. PROCESSOS MONITORADOS possibilitam maior controle para tomada de decisões rápidas


4. FUNCIONANDO TUDO COORDENADO sua produção e seus lucros aumentam


 

Roberta Züge Diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) • Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki • Médica Veterinária Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP)



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page