top of page
Buscar
  • Foto do escritorRoberta Züge

ORDENHA HIGIÊNICA E A RELAÇÃO COM AS NOVAS REGRAS DE LEITE

Um leite ruim, já não tem qualidade por natureza. Mas, um leite bom pode deixar de ser bom durante o processo. Se a ideia é conquistarmos padrões internacionais, temos que garantir a qualidade do leite desde a propriedade rural,simples assim. Pensando nisso o Mapa criou as Instruções Normativas IN76 e IN77.


Como a ordenha é um ponto chave para o controle e garantia da qualidade da produção do leite, criamos algumas dicas para te ajudar a conquistar uma ordenha eficiente, garantindo um produto final de qualidade e dentro das exigências solicitadas nas novas INs 76 e 77:



1. Os procedimentos das etapas da ordenha devem ser cumpridos


Cumprir o registro dos procedimentos das etapas da ordenha é um dos principais deveres do produtor de leite. Essa simples ação garante os padrões de qualidade do produto e evita contaminações indesejadas, como resíduos de antibióticos ou presença de outros agentes que não favorecem a qualidade do leite.


2. As novas regras na produção de leite exigem treinamento constantes


Você deve capacitar a sua equipe, sendo assim sugerimos alguns tópicos: higienização dos equipamentos, como deve ser feita a correta lavagem das mãos, quais são os produtos para imersão e limpeza dos tetos e como deve ser feito, como separar o leite de vacas em tratamento. Mas lembre-se: Cada vez que ocorrer uma mudança de função ou uma alteração e inclusão nos processos de coleta, será preciso capacitar a equipe.


3. Conheça suas vacas


Organize suas vacas na hora da ordenha através do diagnóstico de mastite. Fique ligado nessa ordem e não prejudique a qualidade do seu leite:








4. Atenção e zelo na condução dos animais para a ordenha. Mantenha atenção, uma ordenha calma é garantia de qualidade


A condução dos animais até a sala de ordenha deve ser feita de forma calma, sem gritos e sem correr. Prefira chamar as vacas pelo nome, não utilize instrumentos de agressão, tapas leves na garupa são suficientes para fazer o animal caminhar. Vacas felizes dão mais leite e de melhor qualidade.


Não tenha pressa para realizar o trabalho, evitando pular importantes etapas, como a higienização dos tetos.


5. Temperatura certa no resfriamento do leite

O leite deve chegar a 4ºC até três horas após o fim da ordenha. Para isso, de 6 em 6 meses realize a manutenção dos seus equipamentos sempre com um profissional capacitado para maior garantia e para que os equipamentos não te deixem na mão.


Vamos praticar?


 

Roberta Züge Diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) • Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki • Médica Veterinária Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP)

262 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page