top of page
Buscar
  • Foto do escritorRoberta Züge

CONTAGEM PADRÃO EM PLACA (CPP): VAMOS FAZER BONITO?

Já está correndo por ai as mais novas e temidas instruções normativas do leite, as INs 76 e 77. Sabemos que muitas questões devem estar martelando na sua cabeça e a nossa ideia é ajudá-lo a compreender os impactos dessas instruções normativas diretamente no campo.


Vamos com calma,

A primeira coisa que você precisa entender é que embora as instruções normativas IN 76 e IN77 pareçam duras, a grande verdade é que elas seguem tendências mundiais, vieram para melhorar os processos de qualidade do leite e, é claro, valorizar ainda mais o seu produto dentro e fora do país.



Uma das ações de impacto atribuída nas novas INs 76 e 77, foi a exigência da contagem de CPP, que deve ser abaixo de < 300 mil UFC/ml na coleta do leite na propriedade.


Mas para que serve o CPP?

Sua função é indicar a contaminação bacteriana presente no leite, ela é expressa em unidades formadoras de colônia por mililitro (UFC/mL).


Com essa informação, fica fácil entender que: quanto maior a contaminação, menores foram os cuidados higiênicos durante os processos de obtenção e de conservação do leite.


Calma! É claro que depois dessas informações a gente vai te ajudar. Siga esses 5 passos e tenha a contagem de CPP dentro do padrão exigido pelas novas legislações:


1. Mantenha a sala de ordenha sempre limpa, assim como o uniforme dos ordenhadores


2. Use as soluções desinfetantes para os tetos antes e após a ordenha


3.Lave equipamentos e utensílios após cada ordenha com água aquecida


4. Lave os tanques de refrigeração, conformes os procedimentos do fabricante


5. Estoque o leite em 4ºC nos tanques refrigeradores



Obter um leite de qualidade deve ser a principal meta de todo produtor.

 

Roberta Züge Diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) • Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki • Médica Veterinária Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP)

766 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page