As novas regras do leite chegaram para melhorar ainda mais a qualidade do leite brasileiro. Com isso, o laticínio ganhou a responsabilidade de monitoramento da produção do seu produto desde o inicio da cadeia do leite.
Existem os monitoramentos diários, mensais e anuais. Vamos entender melhor?
ANTES
A responsabilidade do laticínio, pelo monitoramento da qualidade do leite, começava à partir da coleta, isso significava que o leite deveria ser coletado no produtor a 4°C.
AGORA
A legislação confere aos empreendimentos que coletam o leite a responsabilidade técnica de controlar, registrar os processos, coletar evidências, capacitar, elaborar e implantar planos de melhoria.
O MONITORAMENTO UMA VEZ AO ANO
O laticínio deve fazer um levantamentos dos dados em campo anualmente. Esse diagnóstico tem o objetivo de acompanhar, ano a ano, a evolução das melhorias implantadas em seus produtores de leite.
O MONITORAMENTO DIÁRIO E MENSAL
O laticínio está responsável por monitorar e acompanhar os registros diários e mensais das propriedades, tais como, o controle da temperatura do leite, o uso de medicamentos e suas carências, o controle de mastite nos rebanhos, o uso de agroquímicos, controle de pragas, qualidade da água, entre outros.
Isso significa que o laticínio precisa ter acesso ao controle diário das propriedades para estar em conformidade com as IN76 e IN77.
E ai? Vamos trabalhar?
Roberta Züge Diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) • Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki • Médica Veterinária Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP)
Comments