Buscar
  • Roberta Züge

AS INs 76 e 77 ESTÃO TE TIRANDO O SONO? A GENTE DESCOMPLICA

Elas finalmente chegaram, as novas instruções normativas do leite vieram com tudo para melhorar ainda mais a qualidade do leite brasileiro e fazer com a pecuária leiteira do Brasil atinga um reconhecimento internacional.


Porém, com elas também chegaram algumas dores de cabeças, quedas de cabelo e falta do sono, tanto para os produtores quanto para os laticínios.


Todos nós sabemos que entender legislações não é uma coisa fácil, por isso trazemos para você os mínimos detalhes das novas regras do leite de uma forma muito esclarecedora.



Tudo começa com o aumento da responsabilidade dos laticínios. Antes, a responsabilidade começava à partir da coleta, mas as coisas mudaram e agora os laticínios possuem a responsabilidade de controlar o leite desde o manejo a campo.












Vamos ver mais alguns pontos das novas regras do leite:


1. O laticínio deve ter todas as evidências que comprovem a sanidade dos rebanhos leiteiros. Isso é uma exigência!


2. Todos os rebanhos que produzem leite, obrigatoriamente, devem ter um veterinário responsável.


3. As documentações devem comprovar que as práticas solicitadas estão sendo realizadas sistematicamente pelo produtor.


4. A indústria está responsável por evidenciar o cumprimento das práticas realizadas dentro das propriedades.


5. O laticínio deverá mapear na íntegra os processos, ter planos de autocontrole, identificar falhas, desenvolver planos de melhoria e colocar tudo isso em prática!


6. O produtor deve realizar todos procedimentos e registros e boas práticas necessárias para a sanidade dos rebanhos e da qualidade do leite.


7. Os processos de acompanhamento veterinário devem estar nos Programas de Autocontrole dos laticínios.


8. Ainda, o laticínio está responsável pela implantação de boas-práticas nas propriedades e também pela capacitação dos seus produtores de leite.


Alguém aí tem alguma dúvida do tamanho da complexidade? Aos poucos iremos decodificar tudo pra você se garantir com as novas INs 76 e 77.


Roberta Züge Diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) • Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki • Médica Veterinária Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP)


0 visualização
  • Facebook
  • YouTube

Todos os direitos estão reservados para Milk.Wiki.  

Av. Getúlio Vargas, 3620 – Curitiba PR – Brasil CEP 80.240-040 (41) 3151-1515

Milk.Wiki ® 2019