Quando falamos de qualidade do leite, muitos fatores estão por trás desse termo. Hoje, iremos falar sobre um desses fatores: o manejo sanitário no campo.
Com algumas dicas iremos te orientar sobre como esse manejo deve ser feito para que a qualidade do leite produzido na sua propriedade seja ainda maior.
1 -- A propriedade rural deve manter um plano sanitário, sendo que todos os tratamentos clínicos empregados devem ser recomendados por um médico veterinário, responsável pelo rebanho.
2 -- Deve-se manter um procedimento escrito que estabeleça o controle preventivo do rebanho para doenças de origem bacteriana e viral. Este programa deve ser revisado anualmente.
3 -- Somente princípios ativos registrados e de acordo com a legislação vigente podem ser mantidos nas farmácias veterinárias da propriedade.
4 -- Os medicamentos devem ser armazenados corretamente e manuseados somente por pessoa treinada para a atividade. Aí vai uma dica: faça a alternância dos produtos quanto ao modo de ação e de princípio ativo.
5 -- Um plano de controle de mastite deve ser feito e assinado pelo médico veterinário responsável.
6 -- Todas as pessoas que manuseiam produtos farmacêuticos e químicos devem ser capacitadas. Outro ponto, é a proibição da reutilização de embalagens de fármacos e o seu descarte em locais impróprios.
7 -- Para o adequado acompanhamento da sanidade do rebanho, é importante a frequente avaliação dos animais, de modo a se detectar antecipadamente sinais de enfermidade. Os animais enfermos ou feridos devem ser mantidos separados do rebanho e sob observação mais frequente. Lembre sempre: ao usar antibiótico em um animal, o leite deve ser descartado.
8 -- A atenção com os prazos de carência da aplicação de fármacos também é muito importante, os quais devem ser cumpridos conforme as especificações da bula e do veterinário e também fique atento ao prazo para o retorno da vaca na linha de ordenha.
9 -- Todos os medicamentos devem ser mantidos em sua embalagem original e conservados nas condições recomendadas pelo fabricante, em lugar seguro, seco, fechado, bem iluminado e distante de outros materiais.
10 -- O programa sanitário deve ser revisado anualmente e é necessário a descrição de todos os protocolos de vacinação, métodos de prevenção de enfermidades, controle de ecto e endo parasitas e também da aplicação de fármacos.
Quando falamos da qualidade do leite, todo cuidado é pouco. Devemos ficar atentos aos mínimos detalhes e colocar a mão na massa. Esse é um assunto sério e o não cumprimento das IN76 e IN77 podem suspender a sua coleta de leite.
Roberta Züge Diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) • Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki • Médica Veterinária Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP)
Comments